Saltar para o Conteúdo principal da página


Benefícios para pessoas com deficiência nos comboios da CP



O que é?

O Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P., e a CP - Comboios de Portugal, E.P.E., estabeleceram, em Março de 2016, condições tarifárias especiais para as pessoas com deficiência que decidam viajar nos comboios Alfa Pendular, Intercidades, Regionais e Interregionais e Urbanos da CP, para bilhetes de 2ªclasse/turística.
Assim:

  1. As pessoas com deficiência com grau de incapacidade igual ou superior a 60% e inferior a 80% tem direito a um desconto de 20% na compra do bilhete;
  2. As pessoas com deficiência com grau de incapacidade igual ou superior a 80% e os deficientes das Forças Armadas com um grau de incapacidade igual ou superior a 80% que viagem nos serviços Alfa Pendular e Intercidades tem direito a um desconto de 75% na compra do bilhete;
  3. O acompanhante das pessoas com deficiência com grau de incapacidade igual ou superior a 80% e dos deficientes das Forças Armadas com um grau de incapacidade igual ou superior a 80% que viagem em alfa pendular ou intercidades, que necessitem de um acompanhante, tem direito a um desconto de 25% na compra de bilhete para o mesmo comboio, classe e percurso.

Para efeitos de aquisição de um bilhete com desconto de 25%, considera-se como acompanhante da pessoa com deficiência, qualquer cidadão que não possua qualquer tipo e grau de incapacidade limitativa da sua mobilidade.
Preços Alfa Pendular e Intercidades arredondados para os 50 cêntimos superiores.
Observações:
Os benefícios deste acordo não abrangem a utilização gratuita de qualquer outro serviço.
Estes descontos não acumulam com qualquer outro desconto em vigor.

A CP dispõe ainda do Serviço Integrado de Mobilidade (SIM) que é um serviço orientado para servir Clientes com Necessidades Especiais (CNE). O Cliente com Necessidades Especiais, pode obter informações, através de linha telefónica (+351) 707 210 746 *(707 210 SIM), que se encontra disponível 24 horas por dia, todos os dias do ano, nomeadamente sobre:

  • Acessibilidade aos comboios da rede CP;
  • Acessibilidade aos equipamentos como Máquinas de Venda Automática de bilhetes e aos pontos de venda disponíveis para aquisição de bilhetes;
  • Condições comerciais específicas para pessoas portadoras de deficiência;
  • Conselheiro para o Cliente com Necessidades Especiais;
  • Outros canais disponíveis para obter informação ou para envio de sugestões;
  • Ajudar a planear a viagem nas melhores condições de conforto e segurança, sugerindo a origem/destino e os comboios com acessibilidade;
  • Como solicitar assistência no embarque, durante a viagem e no desembarque;
  • Registar a requisição do SIM.

Para requerer deve:

Apresentar no momento da compra dos bilhetes e durante o percurso, documento oficial de identificação e "Atestado de Incapacidade Médico Multiusos" ou "Cartão de Deficiente das Forças Armadas.
Pontos de venda: Os bilhetes podem ser adquiridos através da Bilheteira Online, Linha de Atendimento ou Bilheteiras.

Para solicitar assistência no embarque e no desembarque, deverá requerer obrigatoriamente o Serviço. Esta requisição pode ser feita através da Linha de Atendimento ou através de correio eletrónico:

  • Via telefone - (+351) 707 210 746 *(707 210 SIM), tem um custo de 0,10 €/min - rede fixa | 0,25 €/min - rede móvel + IVA. Chamadas a partir do estrangeiro têm o custo de uma chamada internacional.
  • Via Formulário de Requisição SIM

A requisição via formulário, será recebida e analisada pelos serviços da CP, que posteriormente entrarão em contacto com o Cliente informando a possibilidade ou não de prestar o SIM. Qualquer pedido carece sempre de análise e confirmação, sem a qual a CP não garante a prestação do Serviço.

Legislação aplicável:

Saiba mais consultando a página Clientes com necessidades especiais da CP

Para mais informações sobre o SIM consulte o Manual de Procedimentos SIM (PDF).

Artigo atualizado em 04/01/2019


Voltar à Página de Legislação e Benefícios