O que é?
O Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P., e a CP - Comboios de Portugal, E.P.E., estabeleceram, em Março de 2016, condições tarifárias especiais para as pessoas com deficiência que decidam viajar nos comboios Alfa Pendular, Intercidades, Regionais e Interregionais e Urbanos da CP, para bilhetes de 2ªclasse/turística, com o objetivo de minimizar as dificuldades de mobilidade dos Clientes com autonomia condicionada.
Assim:
- As pessoas com deficiência com grau de incapacidade igual ou superior a 60% e inferior a 80%, tem direito a um desconto de 20% na compra do bilhete em viagens a efetuar em qualquer percurso;
- As pessoas com deficiência com grau de incapacidade igual ou superior a 80%, tem direito a um desconto de 75% sobre o valor da tarifa por inteiro, aquando da aquisição do título de transporte;
- O acompanhante, das pessoas com deficiência com grau de incapacidade igual ou superior a 80% que necessitem de um acompanhante, tem direito a um desconto de 25% na compra de bilhete para o mesmo comboio, classe e percurso.
Observações:
Para efeitos de aquisição de um bilhete com desconto de 25%, considera-se como acompanhante da pessoa com deficiência, qualquer cidadão que não possua qualquer tipo e grau de incapacidade limitativa da sua mobilidade.
Preços Alfa Pendular e Intercidades arredondados para os 50 cêntimos superiores.
Os benefícios deste acordo não abrangem a utilização gratuita de qualquer outro serviço.
Estes descontos não acumulam com qualquer outro desconto em vigor.
A CP dispõe ainda do Serviço Integrado de Mobilidade (SIM) que é um serviço orientado para servir Clientes com Necessidades Especiais (CNE).
O Cliente com Necessidades Especiais, pode obter informações, através de linha telefónica (+351) 808 100 746 *(808 100 SIM) (custo de uma chamada para a rede fixa nacional), que se encontra disponível 24 horas por dia, todos os dias do ano, nomeadamente sobre:
- Acessibilidade aos comboios da rede CP;
- Acessibilidade aos equipamentos como Máquinas de Venda Automática de bilhetes e aos pontos de venda disponíveis para aquisição de bilhetes;
- Condições comerciais específicas para pessoas portadoras de deficiência;
- Conselheiro para o Cliente com Necessidades Especiais;
- Outros canais disponíveis para obter informação ou para envio de sugestões;
- Ajudar a planear a viagem nas melhores condições de conforto e segurança, sugerindo a origem/destino e os comboios com acessibilidade;
- Como solicitar assistência no embarque, durante a viagem e no desembarque;
- Registar a requisição do SIM.
Para requerer deve:
Apresentar no momento da compra dos bilhetes e durante o percurso, documento oficial de identificação e "Atestado de Incapacidade Médico Multiusos" ou "Cartão de Deficiente das Forças Armadas.
Pontos de venda: Os bilhetes podem ser adquiridos através da
Bilheteira Online,
Linha de Atendimento
ou
Bilheteiras.
Para solicitar assistência no embarque e no desembarque, deverá requerer obrigatoriamente com pelo menos 6 horas de antecedência, o Serviço. Esta requisição pode ser feita através da Linha de Atendimento ou através de correio eletrónico:
- Via telefone - (+351) 219 023 487).
- Via Formulário de Requisição SIM
A requisição via formulário, será recebida e analisada pelos serviços da CP, que posteriormente entrarão em contacto com o Cliente informando a possibilidade ou não de prestar o SIM. Qualquer pedido carece sempre de análise e confirmação, sem a qual a CP não garante a prestação do Serviço.
Documentação aplicável:
Saiba mais consultando a página
Clientes com necessidades especiais da CP
Para mais informações sobre o SIM consulte o
Manual de Procedimentos SIM (PDF).
Artigo atualizado em 04/01/2023