A Cabra Cega vai à Etic_

Foi no passado dia 15 de Junho que a Associação Cabra Cega apresentou na ETIC, a sua página web, um trabalho de curso do seu desenvolvedor, Rui Pereira, tendo aproveitado a ocasião para apresentar a associação e os seus projectos.
A apresentação serviu não só para apresentar a associação e o seu site mas também para sensibilizar os futuros web developers para necessidade de se ter em conta a acessibilidade das páginas tendo em conta o público com necessidades especiais.
Esta sensibilização surtiu mais efeito por ter contado com uma apresentação ao vivo do site da Cabra Cega pelo seu presidente, Pedro Nogueira, Cego total, que demonstrou com recurso a um computador equipado com leitor de ecrã como as pessoas com esta deficiência tem acesso à informação disponibilizada nas páginas web e das dificuldades muitas vezes encontradas no acesso às mesmas.
Foi abordado também o tema da usabilidade que muitas vezes é confundido com acessibilidade, por vezes as páginas até são acessíveis, mas para ter acesso à sua informação as pessoas com necessidades especiais tem de ter um trabalho tantas vezes redobrado que acabam por desistir, assim não basta que uma página web seja acessível, ela tem de ser também de fácil e rápida usabilidade podendo-se no seu desenvolvimento usar várias técnicas e métodos.
Também se falou que o facto de uma página ser acessível e amigável em termos de uso não é sinónimo de página estática, feia ou sem interesse, tem de se chegar a uma situação de compromisso em que tudo é possível.
Um desafio acrescido para os desenvolvedores e programadores.
A página da Cabra Cega não pretende ser uma página exclusivamente para pessoas cegas ou com baixa visão, mas principalmente para pessoas sem qualquer limitação pois um dos objectivos da associação é alertar a sociedade civil para a problemática da cegueira e dos problemas de visão, e mudar o modo como as pessoas cegas são vistas pela sociedade.
A aceitação desta sensibilização foi muito boa quer por parte dos alunos presentes quer pelos professores e convidados, fomos aplaudidos, muito elogiados e estamos agradecidos.
Foi o pontapé de arranque de um trabalho de sensibilização e consciencialização que queremos continuar e aperfeiçoar. foto tirada na aula de web developing na etic

publicado por: pedro nogueira

em: 2016-06-17