Carta Aberta Autárquicas 2017

Caros candidatos a presidente da Câmara Municipal do meu concelho de residência, Sobral de Monte Agraço, Sou pedro Nogueira, licenciado em Engenharia Electromecânica, tenho 39 anos e sou cego à cerca de 5 anos.
Sou presidente da Associação Cabra Cega, uma associação sediada no concelho do Sobral que visa apoiar e defender os interesses das pessoas com deficiência visual.
Bem sei que nenhum dos vossos partidos está propriamente sensibilizado para esta minha deficiência visual, caso contrário não teria de vos escrever este e-mail.
No concelho do Sobral somos pelo menos, de acordo com os meus conhecimentos, 3 pessoas com deficiência visual.
Enquanto cidadão deste concelho tenho o mesmo direito de ser esclarecido sobre estas eleições autárquicas como qualquer outro cidadão, acontece que nenhum dos vossos partidos se lembrou de pessoas como eu, que não conseguimos ver os papeis e cartazes que espalharam.
Bem sei que ambas as candidaturas tem páginas no facebook, INACESSIVEIS na sua esmagadora maioria pois apostam na publicação de imagens que nem se dignam descrever para quem não as consegue ver.
Há quem diga que uma imagem vale mais que mil palavras, mas esta realidade não é universal e hábitos destes são considerados discriminatórios e exclusivos se as imagens publicadas não forem acompanhadas de um texto alternativo que as descreva para quem não as consegue ver.
Também não encontro por essa internet fora nenhuma página acessível onde conste todo o vosso programa eleitoral e as listas candidatas.
Neste sentido e já que, no momento, os senhores nada podem fazer no que diz respeito a fazer-se cumprir a constituição portuguesa relativamente ao exercer o nosso direito de voto de forma secreta e anónima, pois não são permitidas ás pessoas com deficiência visual o uso de soluções que nos permitam votar autonomamente, por ex com recurso a uma matriz braille, mas apenas com a ajuda de uma terceira pessoa da nossa confiança que vote por nós.
Consinto-me o direito de exigir a V. Exas o envio de e-mail com as vossas propostas e planos eleitorais para este mandato, dos candidatos do vosso partido às Juntas de Freguesia do nosso concelho, bem como ainda das listas nominais das pessoas que fazem parte da vossa candidatura.
Esta informação deve vir em formato digital acessível, txt, rtf, doc, pdf (de modo a poder-se selecionar o texto com o rato), html ou outro formato para que eu com recurso ao meu leitor de ecrã possa aceder à informação e assim exercer o meu direito de voto de forma informada e consciente.
Gostaria ainda de saber o que se propõem desenvolver no concelho no que diz respeito a acessibilidades Fisicas de mobilidade e transportes, bem como acessibilidades digitais nos serviços públicos.
Que medidas pretendem implementar para dar apoio a pessoas com deficiência, quer ao nível escolar, quer no emprego, quer ainda no âmbito social e cultural.
Sem outro assunto de momento fico a aguardar a vossa resposta com os respectivos programas eleitorais e listas de candidatura num formato digital acessivel.
Com os melhores cumprimentos e votos de uma honesta e saudável campanha eleitoral para todos.Printscreen do post colocado no facebook da associação cabra cega para ilustrar a notícia.

publicado por: Pedro Nogueira

em: 2017-09-22

comentários

deixa o teu comentário *

* Todo e qualquer comentário que não respeite as normas da boa educação será eliminado.