Quem não se lembra do jogo da Cabra Cega?
O objectivo do jogo é simular, com a colocação de uma venda, a cegueira de um dos participantes e assim estimular a sua capacidade auditiva e táctil para encontrar e identificar os outros jogadores.
É sempre interessante experimentar sensações novas, mas… e quando o problema da cegueira deixa de ser uma brincadeira temporária e se transforma em definitiva?
A Associação Cabra Cega nasceu precisamente para ajudar as pessoas que vivem esta realidade, à sua necessária reabilitação e adaptação, dotando-as de ferramentas e acompanhando-as na aprendizagem para continuarem a ter uma vida activa e, tanto quanto possível, autónoma.
É preciso assumir, sem qualquer vergonha/ pudor, as nossas limitações e dependências, pois não somos todos iguais, quer queiramos ou não. Sim, SOMOS CEGOS ou temos baixa visão, mas não somos “coitadinhos”, “invisuais”, “portadores de deficiência visual” ou qualquer outro adjectivo delicado que pretendam atribuir-nos. Aprendamos a chamar as coisas pelos nomes.
O nosso objectivo é unirmos as vozes de quem vive esta realidade na luta pelos seus direitos e sensibilizar toda a população para este problema, quebrando as barreiras da indiferença e do preconceito, pois a cegueira pode acontecer a qualquer um de nós e pelas mais variadas razões.
Por isso, se esta é a sua realidade ou se convive frequentemente com esta dificuldade,
Não podemos restituir a visão a ninguém, mas podemos auxiliar na construção de uma vida mais autónoma e a criar a oportunidade de ser visto pela sociedade como um ser humano, com os mesmos direitos e deveres de qualquer outro cidadão, embora com determinadas limitações.