Serviços e Atividades

Nesta página publicaremos todos os serviços e atividades que prestamos ou disponibilizamos na Associação Cabra Cega, bem como todas as acções e projectos que venhamos a desenvolver como forma de alcançarmos os nossos objectivos.

Disponibilizamos um vasto leque de informação útil às pessoas com deficiência visual, nomeadamente,sobre apoios e benefícios que podem usufruir derivados da sua deficiência.

Lojas Tiflotécnicas

Se conhece outras lojas ou se algum destes dados está incorreto, por favor ajude-nos a melhorar contactando-nos.

Anditec

Ataraxia, Lda

ElectroSertec

Hemicare

MegaPontes

Megaserafim Acessibilidades

Tiflotecnia

Prevenção e Preservação da Visão

Porque sentimos no dia-a-dia a falta que nos faz a visão e a inportãncia de cuidar da mesma, Desde Outubro de 2023, em parceria com as ÓTICAS-OCT, Oculista Central Torreense, Unipessoal Lda, disponibilizamos rastreios visuais e condições comerciais mais vantajosas para os nossos associados, colaboradores e seus familiares diretos até ao 1º grau na linha reta (pais /filhos), através de protocolo estabelecido entre a Associação Cabra Cega e este instituto ótico com o objetivo principal de prevenir e preservar a visão.

As condições especiais na aquisição de Produtos e Serviços nas lojas OCT, são as seguintes.

• Lentes Oftálmicas 20% + Cliente Família*
  • Armações 20% + Cliente Família*
  • Lentes de contacto 15% + Cliente Família*
  • Produtos de Manutenção lentes de Contacto Cartão Líquidos – Na compra de 5 unidades – oferta 6ª unidade
  • Óculos de sol 15% + Cliente Família*
  • Óculos Desportivos 20%
  • Produtos de Saúde Ocular 15%
  • Outros materiais: binóculos, microscópios, lupas 10%
  • Limpeza e regeneração de lentes de contacto 100%
  • Estudo de despistagem 100%
  • Estudo de desenvolvimento visual 100%
  • Exame visual completo 100%
  • Exame optométrico de controlo 100%
  • Exame de ensaio para lentes de contacto 100%
  • Exame de controlo para lentes de contacto 100%
  • Exames Auditivos Gratuitos 100%
  • Compromissos Institutoptico 100%

*Cliente Família – Desconto Adicional materializado em vale, a ser utilizado pelos familiares diretos conforme campanha em vigor no momento da compra. Familiares diretos- Agregado familiar que reside na mesma morada.

Para usufruírem das condições previstas acima, os beneficiários deverão fazer se acompanhar de declaração tipo, emitida pela Associação Cabra Cega. Solicite-a junto dos nossos serviços e cuide da sua visão!

Protocolo de Parceria OCT - Associação Cabra Cega (PDF não acessível)

Formação adaptada à deficiência visual - TIC-TAC

Ao abrigo do programa BPI"Lacaixa" Capacitar desenvolvemos o projeto TIC-TAC (Tecnologias da Informação e Comunicação enquanto Tecnologias de Apoio à Cegueira), que visa proporcionar maior autonomia às pessoas com deficiência visual. Através de uma plataforma de formação à distância onde, qualquer pessoa, com ou sem deficiência visual, pode usufruir de algumas formações adaptadas à deficiência visual, quer para seu proveito próprio, quer para aprender e ajudar outra pessoa com deficiência visual a tornar-se mais autónoma no uso da informática e/ou de equipamentos ou tecnologias de apoio à deficiência visual. As formações são efetuadas maioritáriamente em videos explicativos, ou com tutoriais escritos, onde o formador vai explicando como efetuar as tarefas pretendidas e que pode ser acompanhado pela pessoa com deficiência visual através do áudio, e por quem vê, através da imagem do vídeo que vai mostrando o ecrã do equipamento que o formador está a utilizar e onde se pode ver a interação com o mesmo.

Tic-Tac

Conversas na Quinta

“Conversas na quinta” é um projeto da Associação Cabra cega onde se pretende promover a inclusão, o bem-estar, a autonomia e independência das pessoas com deficiência visual através da entreajuda e da partilha do conhecimento e da informação.

Baseado em sessões descontraídas através da plataforma Zoom, no conforto do lar, sem custos de deslocação nem stress com transportes, nalgumas quintas-feiras fixas do mês, entre as 19h e as 20h, teremos uma sala aberta para ajudar a quem precisar.

Partilha de informação e entreajuda com questões do dia-a-dia, direitos e benefícios para pessoas com deficiência, Atividades da vida diária, questões de acessibilidade e uso de plataformas e tecnologias digitais, entre muitos outros assuntos, tudo terá lugar na segunda quinta feira de cada mês na quinta da autonomia, quer com os nossos colaboradores, quer com pessoas convidadas.

Já na quarta quinta-feira de cada mês, na quinta do bem-estar, a sessão será vocacionada para a parte psicológica, onde temos como objetivo criar um grupo constante de pessoas que queiram partilhar as suas experiências, e numa terapia de grupo acompanhada pela nossa psicóloga, Mafalda Serra, as pessoas desabafam as suas dificuldades e se promove uma mente sã para um corpo são com uma entreajuda do grupo ou um encaminhamento mais individual se assim for mais aconselhável para cada situação.

Começámos em Janeiro de 2023. Mas ainda está a tempo de se juntar a nós!

A participação é gratuita, contudo sujeita a inscrição prévia através do preenchimento de formulário.

Inscrição em Conversas na Quinta

logotipo associação cabra cega

Sabemos que não podemos fazer com que as pessoas com deficiência visual vejam, mas podemos dar a oportunidade para serem vistas pela sociedade enquanto seres humanos com capacidades e os mesmos direitos e deveres de qualquer outro.

These professionally designed demos below are built to give you a boosted start for your project. Build Your websites like a lego.